<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5676375\x26blogName\x3dD%C3%A6dalus\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://daedalus-pt.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://daedalus-pt.blogspot.com/\x26vt\x3d-8110302918440701225', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

8.3.07

Antologia de contos fantásticos "Biblioteca de Babel"

O silogismo, ou seja, o argumento lógico fundamental, não é estranho à mente de muitos animais. O silogismo é originalmente como que uma comparação entre duas sensações. Se não, porque é que os animais que conhecem o homem fogem dele, e não os que nunca o conheceram?

Este trecho de Leopoldo Lugones, retirado do conto "Yzur" [inserido no livro de contos "Os cavalos de Abdera"], foi publicado em 1988 pela Vega na primeira edição portuguesa da célebre antologia de contos fantásticos "Biblioteca de Babel", organizada por Jorge Luis Borges. Ao meu lado, para que não subsistam dúvidas, tenho um exemplar de "Os cavalos de Abdera", número 1 da colecção. A Presença reedita a colecção: Gustav Meyrink e Pedro A. de Alarcón são os primeiros autores publicados.
Rigor, senhores jornalistas do DN*, rigor e alguma pesquisa. Se são assim em matéria tão mesquinha...
*Não me apeteceu levantar o rabo da cadeira para pesquisar o nome do[s] jornalista[s] que escreveram o artigo no Diário de Notícias [mas, raios, eu não sou jornalista! E ninguém paga para ler este blogue!].

Etiquetas: , , ,