<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5676375\x26blogName\x3dD%C3%A6dalus\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://daedalus-pt.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://daedalus-pt.blogspot.com/\x26vt\x3d-8110302918440701225', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

8.3.04

Dia Mundial da Mulher: eu não gosto

No decorrer da Guerra de Tróia, o herói Grego Aquiles foi recompensado com a bela concubina Briseis, por Agamemnon, comandante do exército Grego. Mais tarde, Briseis foi tomada de volta por Agamemnon, evento que despertou a ira de Aquiles na fase crepuscular da Ilíada de Homero. Um vaso grego, datado de 450 a. C. e pintado por Makron, mostra Agamemnon a prender Briseis pelo pulso, perpetuando um gesto que se conota simbolicamente com a dominação do homem sobre a mulher.

Hoje é Dia Mundial da Mulher. Este dia não devia existir. Isto é, eu sei que existe por uma boa causa: a procura de uma igualdade ideal e modelar entre os sexos. Mas também sei que só existe porque essa igualdade não foi ainda encontrada e, desse modo, neste Dia Mundial da Mulher reveza-se o vaso pintado por Makron, objectificando-se mais uma vez a dominação do feminino pelo masculino.