<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5676375?origin\x3dhttp://daedalus-pt.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

20.1.05

Arte, lixo

No Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz sucedeu algo inacreditável para os gallery goers que exultam com a exposição de arte contemporânea que, por estes dias, adorna aquele espaço de alta cultura: uma empregada de limpeza deitou para o lixo uma parte de uma obra em exibição. A obra de arte consiste num lavatório quebrado num dos lados e nos fragmentos espalhados pelo solo. Foram estes pequenos – e artísticos – cacos que a modesta funcionária postou no caos de uma qualquer lixeira figueirense.


Francesco Guardi
Temporary Tribune in the Campo San Zanipolo, Venice, 1782 or after
Samuel H. Kress Collection
[Arte na minha cabecinha estéril]

A estes objectos industriais ou pré-fabricados que, em virtude de serem escolhidos por um artista, se tornam um objecto de arte realizado por esse mesmo artista, chamam os versados ready-made. Duchamp inventou esta forma de arte em 1914 com a sua Bottle Rack. Neste tipo de arte, eminentemente conceptual, o conceito imerso na obra de arte torna-se a própria obra de arte. Isto é, no seu sentido mais estrito somente as ideias eivadas pelo observador são arte. No caso, a arte foi pensada como lixo. Quem se atreverá a atirar a primeira pedra?