Crioulina
O Nuno, no Neblina Molhada, pergunta se só a crioulização de culturas produz a reinvenção cultural. Obviamente que não, como o Nuno afirma "é impossível repetir o irrepetível": veja-se ainda a frase de Marx na primeira posta do Daedalus. Para além disso, o sincretismo pode imanar de ideias dissimilares no seio de uma mesma comunidade, agenda política, grupo familiar ou mesmo na mente do mesmo indivíduo. Considere-se, por exemplo, a lista interminável de interpretações das escrituras no seio da Igreja Católica durante os primeiros séculos do milénio transcorrido. Aí, a identidade e doutrina canónicas foram permanentemente contestadas por teólogos imperiais, avinhonenses, cátaros, fraticelli, menoritas, arnaldistas, beneditinos, paterinos, dominicanos, bulgarinos, dolcinianos e tantos outros. Quando, numa posta anterior, me refiro à crioulização cultural pretendo aludir, tão-somente, à obsolescência de velhos conceitos de homogeneização cultural passiva, ainda entranhados em algumas correntes antropológicas hodiernas.
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